David Bowie – Toy

Os fãs de David Bowie são conhecidos por serem incansáveis, insaciáveis e geralmente muito chatos. Eu confirmo essas características pelos gritinhos que soltei hoje quando li a notícia de que o mítico Toy tinha escapado.

Para os não bowiefansbowie, Toy foi um projeto do próprio após a tour de …Hours, de 1999. Esta foi a altura em que Bowie começou a assumir um tipo de atitude mais “adult contemporary“, acessível e prazenteira, longe do caos sonoro e temático do recente 1.Outside. Como com este ultimo, houve problemas com a editora e a coisa teve de voltar para trás. Mas enquanto 1.Outside foi recusado por ter sido apresentado para prensagem como uma épica jam session de rock industrial esquizofrénico e visionário com mais de 3 horas de duração, Toy voltou para trás por questões bem menos interessantes, como royalties e direitos.

Agora que esse álbum saiu da gaveta para as pastas dos ávidos, a primeira coisa que se torna óbvia é o peso da tal viragem ao “adult contemporary” , com a sua guitarra funcional e uma bateria a pedir eutanásia. A “coisa” já tinha mostrado os cabelos brancos na morna sessão VH1 Storytellers de 1999 e não se escusou a verter influências nesta coleção de covers, que se estende desde o primeiro single Liza Jane (ainda com os King Bees) até demos de canções a aparecer no seguinte – e muito bom – Heathen.

No total, 14 temas com algumas boas ideias mas longe da chama que os modelou – mesmo nos temas mais juvenis – a pedirem uma audição não exigente e talvez só interessante, temos pena, para os fãs. Fica um dos meus b-sides preferidos, In The Heat Of The Morning, primeiro na versão de 67 e depois na de Toy, 2001.

Mas bolas, soube bem ouvir alguma coisa nova. As velas vermelhas no meu altar continuam acesas.

Eu não tenho em casa um altar a David Bowie.

One response to “David Bowie – Toy

  1. Pingback: Anita Vai ao Mel 26 « Anita vai ao mel

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s