PJ Harvey – Let England Shake (video)

Let England Shake, o ultimo PJ Harvey, é uma fotografia de guerra. Mas dificilmente ganharia o World Press Photo, porque o que se fotografa não é o sensacionalismo útil  da carnificina ou a eminência da morte: aqui remexe-se no passado à procura de respostas para os conflitos de hoje e amanhã.

Quando vistas sobre perspetiva semelhante, as belíssimas melodias folk que aqui discorrem tornam-se assobios no nevoeiro, e Let England Shake um documento arrepiante do que ficou no ADN de Inglaterra, após os horrores da Primeira Guerra Mundial. Tudo isto composto, tocado e cantado com uma distância tão notável na sua maleabilidade que se comenta a ideia de Nação Inglesa ao mesmo tempo que o peso dos membros decepados dos jovens soldados, suspensos ainda nas árvores.

Apesar da temática forte e a espaços dura, Polly Jean comentou ter-se visto a si própria como uma artista de guerra na composição do álbum, e que era essa a intenção. Como um fotógrafo que compõe os planos, ou um escritor que medita no ritmo das frases, a música de guerra também tem obrigação de ser, primeiro que tudo boa, interessante. Os tons de folk inglesa e as escolhas na entrega da voz (sem seriedades excessivas e com instantes de algum humor ácido) sugerem na perfeição a ideia de artista em campo, e o recente convite para se tornar a primeira performer musical correspondente de guerra para o Imperial War Museum – assim como a entusiástica recepção do álbum por parte de veteranos de guerra – indicam que as intenções de PJ Harvey foram conseguidas em pleno.

A minha relação com a senhora não vê grande entusiasmo desde que os primeiros acordes de Big Exit me obrigavam a ir para o liceu todas as manhãs, há uns bons 12 anos já (ai…). A carreira trouxe outros álbuns interessantes mas tenho estado meio a leste, embora espectador distante do desenvolvimento da sua personna camaleónica e consequentes conflitos com o que muita gente diferente espera dela.

Talvez por isso mesmo não se tenha feito grande alarido aqui no blog à sequência de vídeos relativos a TODAS as faixas de Let England Shake, realizados por Seamus Murphy, que têm saído a conta-gotas desde o final do ano passado.

Agora que o álbum foi ouvido e já estou em sentido, não irei deixar escapar um. Já saíram três, fiquem com o ultimo, e aproveitem para passar pelo canal do Youtube para ver os outros dois.

Let England Shake, na nossa opinião o mais impressionante álbum a ter saído nestes primeiros dois meses de 2011, já está nas lojas.


One response to “PJ Harvey – Let England Shake (video)

  1. Pingback: Anita Vai ao mel 22 « Anita vai ao mel

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s