Downliners Sekt – Incerta Glòria

Os Downliners Sekt jogam com os limites do dubstep, e pretendem ficar na periferia eles próprios. Não sei quem são, donde vêm, o que calçam, e isso não interessa nada.

Bem mais interessante é a forma como as paletas monocromáticas do som de We Make Hits, Not The Public (ultimo EP) nos fazem reflectir sobre as origens do género, e a sua inclinação natural para os jogos de silêncio. Se a força do dubstep é o poder da ausência e antecipação – desde Kode 9 a Skrillex, vá – então as faixas deste duo são um tratado selado, que assegura a lealdade a um ideal de fazer o mínimo, com o máximo.

O aparecimento do genial (mão ->palmatória) James Blake re-introduziu a mini-saia na aldeia, mostrando que o potencial do silêncio se pode estender a toda uma frase, se isso for necessário para produzir uma sensação. Os Downliners Sekt, por seu lado, preferem o toque físico da matemática, o nirvana atingido pelo constante baralhar das nossas expectativas, por vezes com uma brutalidade quase industrial.

Dão-nos assim algumas das melhores coisas que ouvi nos últimos meses, como esta Incerta Glòria (sic), segunda faixa do EP que, assim como todos os seus outros trabalhos, disponibilizam para download gratuito no site do projecto. Os Artistas ainda andam aí, portanto.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s