Anita Vai ao Mel #17

Após um hiato de umas duas semanas, a emissão #17 concentra-se naquele que foi o grande evento das ultimas semanas. O Super Bock em Stock parece ter sido um sucesso a todos os níveis e esperemos que o formato, com algumas bem vindas alterações no que toca à sobreposição dos concertos, continue vivo por muitos mais anos. Esta semana ouvem-se alguns dos melhores concertos (daqueles que assisti) mais um bónus ao B Fachada, porque o estupor do último EP é de facto muito bom.

Como nem só de SBES vive o esta expressão tem mesmo de morrer, destacam-se as novidades para Matthew Friedberger dos The Fiery Furnaces, a redescoberta do saudoso glam pelos Burnt Ones ( a explorar mais nos próximos dias)  e a saída de North, de Darkstar. Lá pró final, primeiros sons no Anita para Triptonikhan, um projecto a ser ordenhado sem vergonha em toda a próxima oportunidade.

Lá mesmo pelo meio, uma viagem ao (meu) passado. O filme Metrópolis, de Fritz Lang, desperta as mais diversas imagens icónicas mesmo na mente de quem nunca o viu, seja a face branca de Brigitte Helm, seja a vista sobre a cidade cinzenta fechada em si mesma. Eu tenho uma colecção de imagens e sons extra, fruto da audição intensa em 2001 da proposta de banda Sonora que Jeff Mills, herói do teckno Detroit, compôs a pedido no ano anterior. O filme, acompanhado por esta “nova” re-leitura do ambiente pós-humanista da obra, está disponível no Youtube e aconselha-se vivamente. Como aperitivo, deixam-se duas faixas irmãs do alinhamento, que são exemplo de onde se pretende chegar: a mecânica insistente e inescapável da cidade industrial do futuro e o seu confronto directo com o drama de quem lhe tenta escapar. O filme é um dos melhores alguma vez produzidos, mas a banda sonora de Jeff Mills  Metropolis 2000 também merece alguma atenção/reedição.

Os Dream Boat soltam finalmente os seus fantasmas no longa-duração Visions, depois do auspicioso e talvez até mais interessante EP Fevers, e acompanham †‡†, Earl Sweatshirt e Solar Solar num momentinho de nevoeiro cerrado.

Entre os destaques, ouvem-se os herois dos últimos meses como Twin Shadow, os neozelandeses Secret Knives sauda-se Neil Hannon, como forma de agradecimento pelo monumental espectáculo que deu no Maria Matos, dias 29 e 30 de Novembro.

Espero que apreciem a emissão da semana e já sabem, está para download no zippyshare e para streaming, mesmo aqui em baixo. Não,  espera.  Antes têm um dos vídeos do ano.

DOWNLOAD ANITA Vai Ao Mel #17 (zippyshare)

1.Matthew Friedberger – Shirley
2.Burnt Ones – Gonna Listen To T. Rex (All Night Long)
3.Twin Shadow – Slow
4.Secret Knives – Black Hole
5.White Williams – New Violence
Especial Super Bock em Stock
6.Wavves – Super Soaker
7.Janelle Monáe – Locked Inside
8.B Fachada – Os Discos de Sérgio Godinho
9.Owen Pallett – Midnight Directives
10.Jeff Mills –  Transformation A
11.Jeff Mills –  Transformation B (Rotwangs Revenge)
12.The Divine Comedy – Songs Of Love
13.The Beatles – I Want You (She’s So Heavy)
14.The Samps – Where You From
15.Earl Sweatshirt – Earl
16.†‡† – KVLTSTEP
17.Dream Boat – Kissing Collar
18.Solar Solar – Closer To The Sun
19.Darkstar – Gold
20.Triptonikhan – Blasting Caps

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s