Gil Scott-Heron e Jamie xx – NY Is Killing Me (video)

I’m New Here foi um dos grandes e mais importantes lançamentos do ano. Não só por representar o regresso de um dos vultos maiores da soul à gravação de discos, que não gravava um longa duração desde o final da minha primária, mas também por introduzir sozinho toda uma nova gama de possibilidades para a poesia cantada.

Afinal, o dubstep mais minimalista e negro parecia ser o acompanhamento ideal para uma voz em fim de esforço, a recitar palavras de amargura para uma sociedade urbana que diz não reconhecer. I’m New Here é musica realmente nova, quer sendo um passo em frente na produção da musica urbana feita para a urbe ou como um fugaz polaroid dum momento em que se tentou fazer algo verdadeiramente diferente.

Surge agora a noticia do lançamento para Fevereiro próximo de uma nova versão remisturada deste I’m New Here. Jamie xx (dos XX), artesão inspirado e autor de uma das mais surpreendentes remisturas do ano, pegou no regresso do velho trovador e reinventou todas as suas 13 faixas principais, com resultados ainda desconhecidos.

Ou assim era até anteontem, dia em que foi lançado no Youtube o vídeo para a faixa NY Is Killing Me, revisão Jamie xx. O vídeo é de Iain Forsyth e Jane Pollard, e sugere que acompanhemos o dia a dia dos dois músicos, entre gravações de estúdio e passagem de camisas. Já a faixa promete aqui um álbum mais Jamie que Gil Scott, mas logo se tirará a prova dos nove. Até lá,  fica NY Is  Killing Me, viciante acima de tudo.

We’re New Here sai a 21 de Fevereiro de 2011, pela Rough Trade. (preorder e download da faixa)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s