Iamamiwhoami – t

Saiu o ultimo vídeo da odisseia IamamIwhoAmI. A rainha saí à rua, nua para o mundo, e revela-se disposta a ser a rainha da pop que muitos a querem… até ela, e só ela mesma, decidir voltar ao mar.

E parece estar esgotada a primeira aventura de Iamamiwhoami. Agora que está revelada a artista (se ainda restavam dúvidas) o motor de arranque de toda a premissa, a começar com o próprio nome do projecto, pode ter chegado ao ponto de irrelevância.

A questão que os oráculos se colocam é se esta irrelevância não teria já chegado muito antes da saída do primeiro vídeo. E se o objectivo não era a criação de mistério à volta da personagem, com a consequente atracção das massas esfomeadas de intriga? Não se questiona aqui o intuito comercial do projecto, ou se sugere uma demanda de mártir ao serviço da arte – mas e se o mistério à volta fosse um artifício para outra coisa?

O que se sugere é uma nova abordagem, entre as muitas que pululam por aí, na procura de um futuro para a industria musical. Afinal vejamos: o projecto IamamIWhoamI não teve qualquer promoção, para além de o envio de uns quantos emails para os blogs certos a alertar de nova postagem no Youtube. Depois dos 6 primeiros vídeos, que serviram de chamariz e build-up, a promoção do trabalho fez-se a si mesma. Se aliarmos a isso a ideia de os representantes de Jonna não confirmarem/admitirem a participação da artista no projecto, então tudo foi feito sem qualquer intervenção de editoras discográficas. O que aconteceu aqui foi o artista a entregar o trabalho directamente ao público, disponibilizando-o para venda no Itunes e Amazon.

Vendo por este prisma, vai ainda então correr muita tinta à volta desta aventura, mesmo que “t” seja o ultimo vídeo da colecção. Ainda que assim não o seja e nunca mais recordemos os vídeos, até que alguém os recorde num post dum blogue de raridades, ainda assim… Foi uma viagem do caraças.

One response to “Iamamiwhoami – t

  1. Pingback: Anita Vai ao Mel #6 « Anita vai ao mel

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s