Anita Vai ao Mel 0.5 (not to be televised)

Billy was really the queen of the scene…

O tempo passou depressa, afinal. Comprei o bilhete lá pra Janeiro, com medo que esgotasse – medo que espero ver justificado – e de repente já tenho de fazer um especial Gil Scott-Heron pois há uns bons programas que não passo nada do homem.

Ora se há coisa que a carreira deste senhor nos ensinou é que há que manter a memória viva por isso, antes do primeiro concerto na casa da Musica já neste próximo sábado, dedica-se o programa da semana ao poeta cantor. O destaque está, claro, no novo trabalho lançado este ano pela XLRecords, I’m New Here, que segundo consta é fruto duma visita que o chefão fez pessoalmente a Gil enquanto preso, propondo-lhe que gravasse um álbum com eles mal saísse em liberdade. O resultado é um Scott-Heron no seu mais minimalista, perfeitamente adequado ao melhor da linguagem urbana – desafio a que o poeta e proto-rapper nunca se negou ao longo das décadas. Alguns desses esforços camaleónicos estão aqui, como o soul de  The Revolution Will Not Be Televised de Pieces of a Man (1971) e o auto-explanatório Is That Jazz?, de Reflections (1981), não só perfeitos frutos como, mais importante, verdadeiras reportagens do seu tempo.

O homem é grande mas nem só dele vive o Anita desta semana. Celebram-se as novidades como a surpreendente colaboração de Christina Aguilera com Nicki Minaj e o novo tomo para a bizarra “saga” de iamamiwhoami. Descobrem-se os recentes trabalhos de Pariah e Actress, assim como o monumental Enjoy the Sun de Theophilus London.

Destaque para mais um single saído para Grace Jones, desta feita I Love You To Life. Este é um maxi-single da velha guarda, como eu gosto: o tema original mais 4 deliciosas versões, cada uma delas no seu género distinto – temos aqui dusbtep, disco, house progressivo e dub e eu, claro, escolho a revisão de Mala para esta colecção.

Dentro das recordações mais recentes, recorda-se o grande Triangulation de Scuba para 2010, um dos herois do Anita aqui a lidar com os seus conflitos com qualquer tipo de rótulos. Em recente entrevista, diz fugir da etiqueta “dubstep” como o diabo da cruz, o que me parece que será esforço inglório enquanto ele for um dos melhores naquele campo. Outros herois são os Crystal Castles, aqui pela ultima vez a gritarem o álbum homónimo deste ano, gozando comigo por não ter estado no concerto. A cabra.

Lá para o meio, em jeito de intervalo, a excelente dica recente de Jesusavecdespantalons que é All Around and Away We Go, dos Twin Sister, que podem encontrar na nova mixtape, em exclusivo no blog. Lá mais para o fim, antes da explosão dubstep da semana a cargo de Matta, outra dica desta feita da queridissima GreatLuna, depois de mais um triunfo no Incógnito: recordação para Archive e o seu trip-hop tardio, a fechar o milénio.

Por esta semana é o que há, espero que apreciem as selecções – violentas, verifico, após audição – e que planeiem fazer a peregrinação à Casa da Musica dia 15 ou, caso pretendam autógrafo da Anita, à Aula Magna na noite 17. Até lá!

Downloadem Anita 0.5 (not to be televised) ou streamem em baixo.

1.Gil Scott-Heron – Parents (Interlude)

2.Pariah – Detroit Falls

3.Christina Aguilera – Woo Hoo f. Nicki Minaj [Clean]

4.Theophilus London — Enjoy The Sun

5.Gil Scott-Heron – Certain Things (Interlude)

6.iamamiwhoami – u-2

7.Crystal Castles – Doe Deer

8.Mothboy – My Love

9.Scuba – Before

10.Gil Scott-Heron – On Coming From a Broken Home (Part 1)

11.Gil Scott-Heron – The Revolution Will Not Be Televised

12.Gil Scott-Heron – Is That Jazz?

13.Twin Sister – All Around and Away We Go

14.Actress – Supreme Cunnilingus

15.Archive – Take My Head

16.Matta – Mass

17.Grace Jones – Love You To Life (Mala/Digital Mystikz remix)

18.Gil Scott-Heron – On Coming From A Broken Home (Part2)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s