Kanye West – A Good Ass Job

Há já algum tempo que o nome Kanye West é chamariz de piada ou desastre prestes a acontecer. Incursões menos que mais interessantes pelos meios da moda, Tailor Swift e um blog pessoal que é comédia em capslock são razões mais que suficientes para isso.

Se o que realmente interessa é a musica, então a coisa não tem andado melhor. O seu ultimo álbum era uma ode inaudível à catástrofe auto-tune (I HATE YOU T-PAIN), um bater no fundo musical defendido com unhas e dentes por um artista com um ego perdido numa demanda fantástica pela renovação do gosto.

Por isso, e num espaço de apenas 2 anos, deixou de ser cool ouvir Kanye West – o seu status de crossover artist, daqueles que agradam a gregos e transmontanos, mudou rapidamente para o de artista geralmente ignorado, aquele  tipo que se passou na entrega de prémios. Ora o que me chateia nisto tudo é que a única responsabilidade desta ordem de coisas é mesmo de Kanye. Não há complots, não há viragem drástica do gosto das massas para algo diferente: só há sites dedicados à namorada, terríveis intervenções em directo e auto-tune.

Kanye West – Two Words – feat. Mos Def, Freeway and The Harlem Boys Choir

Foi por isso com muito agrado que li a noticia que o próximo trabalho do homem, de nome “A Good Ass Job” (!) já esta quase gravado e, segundo vozes que o ouviram, é excelente. As mesmas “vozes” clamam que será a volta ao grande hip-hop dos primeiros trabalhos. Claro que há sempre vozes destas à saída dos estúdios enormes, anunciando a segunda vinda do Criador – mas este aviso soa-me diferente e digno de nota. Vejamos.

Depois do sucesso de publico e critica dos dois excelentes College Dropout e Late Registration, Kanye West e o seu ego precisaram de inovar. Divina intervenção dos Daft Punk traz-nos Graduation, álbum, diga-se de passagem,  também fora de série. Ora depois de qualquer inovação drástica, especialmente se for bem sucedida, o artista tem tendência para voltar a arriscar no próximo projecto com algo mais descaradamente popular.  Assim foi feito muitas e muitas vezes. Mas Kanye West não é David Bowie e a coisa correu que foi mijo. 808s & Heartbreak é das piores coisas que já ouvi e não quero falar mais sobre isso.

Agora, depois de uma suposta reavaliação pessoal da sua condição de celebridade-em-delírio, e depois da aceitação relativamente pouco entusiasta do seu novo esforço, é mais que natural que este próximo A Good Ass Job seja de facto uma volta aos bons velhos tempos – afinal, o seu ego já afirmou que pode fazer algo diferente e que nada o prende, mas nenhum ego resiste à perda de credibilidade. Podemos ser os maiores no emprego, mas se a coisa não corre bem em casa não há promoção que nos retire os olhitos tristes. Para Kanye, casa é o hip-hop de College Dropout, os sons emergentes e estupidamente talentosos de um jovem com a súbita oportunidade para se fazer ouvir.  Kanye não a desperdiçou e aquele primeiro álbum continua  a ser um dos melhores feitos no género, com batidas recolhidas durante 4 anos e letras que abordam com humor e clarividência temas bem longe do cliché gangsta – aqui fala-se de religião, canudos académicos e a estupidez do mundo das gajas dos vídeos. O álbum seguinte, que continuou o sopro de genialidade do puto nerd, agora com mais meios e igual entrega, selou estes que foram os anos dourados. O sucesso de Graduation, apesar de todas as suas grandes qualidades, veio apenas na onda daqueles dois.

Por isso mesmo, uma volta àqueles tempos faz todo o sentido. Não se espera que tenha o mesmo fulgor de outros tempos, nem sequer a mesma clarividência – afinal, qual Michael Jackson, Kanye foi-se infantilizando enquanto crescia. Ainda assim, desespera-se aqui por casa por uma garantia de que todo este tempo perdido à volta do rapaz não foi tempo perdido, que não tenhamos que ver mais uma daquelas histórias que acabam com artista a comer-se a si próprio..

Que venha o bom trabalho de rabo, entretanto ficam provas absolutas de talento maior que a vida, em College Dropout.

Kanye West -Never Let Me Down – feat. Jay-Z and J. Ivy

Bónus – excelente vídeo para o alerta: Os diamantes não caiem do céu, rappers. Late Registration.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s