No mp3… disasterPEACE.

DisasterPEACE é um miúdo do Estado de Nova York. Como todos nós, cresceu entre sons de cogumelos com pernas a serem barbaramente esmagados e entre risos de escárnio de cães de caça que são impossíveis de matar… O que torna diferente disasterPEACE (ou Rich Vreeland) é o fazer parte dum minúsculo núcleo de nerds que se divertem a juntar os sons arquétipos dos soundchips de jogos antigos de modo a fazer com eles música nova.

disasterPEACE – Darkplaid Dungeon II – The Return of Prince Piddles

O chip-tune (ou bitpop ou 8-tune) praticamente define a musica de nicho, sendo a tempos simplesmente inaudível para quem não esteja acostumado a ouvir as bandas sonoras de jogos como musica a sério. Um dos meus compositores preferidos continua a ser Nobuo Uematsu, mas ainda assim ele há faixas de musica 8-bit que são o medo e não há nada a fazer –  o caminho da experimentação é especialmente tortuoso para os que vivem na vizinhança.

Mas nos passados anos tem-se formado uma nova atitude: começa a ser normal encontrar samples 8-bit na musica de dança (o glitch veio e foi mas deixou marcas); do outro lado da barricada, a dos puristas, as mentalidades também  mudaram e a musica mais concreta, em especial o mathrock e o prog, inundaram as mentes dos mais estudiosos, cansados de fazer covers dos tema do nivel 9 do Whatever of Something.

E é aqui que o Rich aparece. No longínquo 2006 lançaria a obra mais apetitosa que ouvi dentro do género, uma banda sonora muito real para um jogo muito fictício chamado Atebite and the Warring Nations. Como estudante de música na Berklee College of Music em Boston, aprendeu a encher a sua música das mais pungentes teorias musicais que só um ano mais tarde seriam popularizadas por gente como uns Battles e conspurcadas por outros como os Late of The Pier. Atebite and the Warring Nations tem musica para os títulos, para o ecrã de PRESS START, para os combates com bosses, para os créditos finais.  Durante 42 minutos estamos num mundo de princesas e dragões mas, em vez de apetites por partidas rápidas de Dungeons and Dragons, ficamos sedentos de mais música. É outro campeonato, muito simplesmente.

disasterPEACE – Argyle Abode – March of Rigor

One response to “No mp3… disasterPEACE.

  1. Pingback: Podcast #10 « Kadgi

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s